Viajar já é uma experiência, porém, nem sempre vivenciamos a essência do destino. Por isso, vemos cada vez mais viajantes em busca de um propósito, o chamado turismo de Experiência.
O que é Turismo de experiência?
Enxergar o mundo com outros olhos! O turismo de experiência vai além de tirar fotos bonitas em lugares famosos ou encher a mala de souvenir. Nada de fazer o mesmo roteiro constantemente. É a oportunidade de observar e extrair o que cada local tem de autêntico: Sua cultura, seus costumes, gastronomia e história.
Como fazer?
Esse tipo de turismo pode ser feito em qualquer local, basta que você se conecte a ele e ao propósito da viagem. E, ao contrário do que muitos pensam, é algo simples como: conhecer pontos turísticos além dos tradicionais; aprender sobre a culinária visitando o mercado central; ajudar a comunidade consumindo produtos produzidos na região; preservar a cultura e história, inclusive de nossos antepassados, conversando com algum morador; ampliar os horizontes ao levar uma bagagem cheia de tradições diferentes das que conhecia.
O que fazer?
A primeira ideia que se vem à mente quando falamos de turismo de experiência é passar alguns dias em uma aldeia, comunidade ou em um retiro. Sim, esses são alguns tipos, porém, vamos dar 7 dicas simples e fantásticas, no Sudeste do Brasil, para já entrar na sua lista e começar a transformar a sua forma de viajar:
- Visitar uma comunidade quilombola no Vale do Ribeira – SP
- Conhecer uma fazenda de produção de queijo na Serra da Canastra – MG
- Visitar algumas fazendas do circuito eco rural caminhos do brejal. – RJ
- Fazer o passeio de Maria-Fumaça de Campinas a Jaguariúna e conhecer uma tradicional produção de café. – SP
- Conhecer um dos maravilhosos campos de flores da maior produtora do país além de aprender sobre a imigração Holandesa. – SP
- Visitar um ateliê em Cunha e conhecer todo o processo de produção – SP
- Passar o dia em Inhotim – maior museu a céu aberto do mundo. – MG
Oie,
Gostou do conteúdo? Comenta aqui